Enquanto batermos na tecla de trocar pessoas ao invés de processos de administração pública, nada mudará na política nacional.

.

Suíça e Estados Unidos são hoje exemplos, bons exemplos, a serem seguidos quando o assunto é Democracia. São respectivamente as mais antigas, somando aproximadamente 1.200 anos em conjunto, de boa experiência neste sistema.

Com certeza, o fato principal a garantir-lhes tão longevo sucesso, são dois processos que eles utilizam desde suas fundações que são: Voto Distrital Puro e o Recall de Mandatos. 0 Voto Distrital Puro garante de forma inequívoca que decisões significativas que afetem seus cidadãos só podem ser feitas pelos próprios cidadãos, através de seu representante distrital e este garante que isto aconteça pois caso contrário pode ser submetido ao Recall de Mandato.

O Recall de Mandato é um mecanismo pelo qual cidadãos podem, por meio de um sistema de abaixo-assinado, solicitar a destituição de determinado agente público quando sua atuação não atender às expectativas da sociedade. Não é um processo judicial, como o impeachment. É algo, estabelecido em lei, mas sob total controle e domínio do cidadão eleitor.

Para nós que não temos estes processos por aqui pode parecer-nos um tanto quanto sonhador ou “bagunçada” esta situação e que ela poderia sair de controle muito facilmente contudo, estes quase 1.200 anos de experiência conjunta destas nações garantem que não.

Outros dispositivos e processos, são comparativamente discutidos no artigo que dá nome ao site, Democracia Comprada, onde são comparas as constituições da Suíça, dos Estados Unidos e o do Brasil.

Além disto e como tributo à memória de muitos brasileiros “esquecidos” pelos cursos de história, é feita referência a alguns mais destacados através de sumários de seus feitos.

Este é só um aperitivo do que você irá encontrar no conteúdo do Site…

Espero que gostem dos conteúdos e nos ajudem a divulgá-los. Nossa intenção é contribuir com idéias e sugestões para fortalecer o regime democrático no Brasil, através do emprego de métodos legais e democráticos que já se mostraram eficazes me outros países.